Olá,
Informo que não irei a Jacobina e não teremos aula no dia 03.07.
Peço, encarecidamente, que postem as respostas das atividades orientadas na nossa última aula no blog, conforme combinado.
Descobriram algo sobre a "escola que sempre sonhei, sem que eu soubesse que ela pudesse existir"?
Gostaria também, de combinar com vocês que iniciemos as nossas próximas aulas as 8:00h, para que possamos compensar a auseência do dia 03.07 e outras que tiveram e que ainda terão... totalizando, ao invés de 4 horas/aula por dia, 5.
Vocês tem aula com qual professor/disciplina na quinta-feira?
Esta é uma outra possibilidade que teremos que ver a viabilização para que possamos cumprir com as atividades previstas para a disciplina.
Abraços,
Brasil 3 x 1 Holanda!
Angelo Amorim
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Assistir três filmes Perfume de mulher, Sorriso de Mona lisa e gênio indomável, e baseado nesses filmes foi fácil responder as questões sobre o que é ensinar? E o que é aprender? e também escolhi uma musica relacionado a educação brasileira.
ResponderExcluirO que é ensinar?
ResponderExcluirEnsinar é uma arte se encaminhando para uma ciência, por excelência é um dom adquirido que poucos seres humanos conduzem ao saber, mas filosoficamente nos deparamos com uma questão abstrata, pois as indagações que estão ligadas ao ensinar em uma determinada sociedade temporal possam ser diferentes para outra...
Especificando o que é importante ensinar na década de setenta hoje já se muda o foco, O ensinar é comprometer-se com dia a dia dos pupilos e ser sensível as indiferenças dos mesmos, é acalentar anseios é apresentar os problemas da realidade mos alunos, ensinar é formar um cidadão critico e independente em primeira instancia.
O que é aprender?
É antes de tudo ter o desejo de aprender, é traçar seus caminhos com a interação de outras pessoas é ser acalentado quando seus anseios são alcançados como também ficar inquieto mesmo achando as respostas.
Como não existe um modelo pronto de ensinar o de aprender também não há, pois o aprender vai alem de quem quer ensinar, pois, se não estiver baseado nas necessidades do aluno no que ele realmente acha importante ele pode não interagir com esse processo e não internalizar o que estar sendo aprendido.
Assisti Escritores da liberdade, Sociedade dos poetas mortos. E baseado nestes dois filmes entendo que ensinar e aprender são tarefas que andam junto e que mais do que instruir teores, ser um educador é ser mediador para abrir caminhos e juntos descobrir novas possibilidades. "Mestre não é quem sempre ensina, mas quem de repente aprende". (Guimarães Rosa).
ResponderExcluirÉ importante ressaltar que o bom professor não é aquele que transmite conhecimento, mas, sim, marcas deste, para que o aluno possa fazer uso e transformá-lo de forma individual. Desta forma o educador sensato estimula a autonomia e a liberdade responsável e possibilita o diferencial no processo, isto é, a alegria e autonomia com responsabilidade. A descoberta e o aprendizado deve ser algo muito prazeroso e que todos sejam capazes de desvendar a autoria do próprio conhecimento, sendo possível o verdadeiro aprender.
Ser educador não é tarefa fácil, mas é necessário.
A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. (Paulo Freire).
Assisti o filme SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS e conclui que ensinar é encorajar a se lançar rumo a novos desafios, e mais que encorajar e desefiar é promover desafios em si.
ResponderExcluirConsequentemente aprender é ser desafiado e antes disso ser encorajado a se projetar em novos rumos.
Ensinar e aprender são, apenas, como uma via de mão dupla, complementos um do outro.
Acredito q ENSINAR e APRENDER são dois termos que andam interligados.No âmbito escolar o Professor educa,instrui seu aluno mas havendo troca de conhecimentos uns com os outros na sala de aula.
ResponderExcluirSeguem duas frases que completam meu pensamento:
"O professor só pode ensinar quando está disposto a aprender".
Janoí Mamedes
"Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável e não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, senso prático daquilo que vale a pena ser empreendido, daquilo que é belo, do que é moralmente correto".
Albert Einstein
• O que é “Aprender”?
ResponderExcluir“Uma escola onde aprender é fazer; é viver, pensar, criar, inovar, é dar valor àquilo que se aprende na convivência, expressando a própria vida. Onde aprender tem várias formas. Uma escola onde se aprende a “ser gente”. Uma escola que pensa, sonha, age e é a própria vida. (Papirus – 5º Edição)” Esse comentário da Obra de Rubens Alves “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir.” Da revista Papirus me fez ver o quanto temos distorcido o sentido da aprendizagem nas escolas, podemos vê que aprender não é apenas quando nosso aluno se sai bem nas provas, mais sim quando ele compreende, ele entende, ele cria, ele inova. Não existe apenas uma forma de ensinar, não existe apenas um método, trabalhamos diariamente com pessoas totalmente diferentes, mais nossos alunos recorrem para o método mais usado DECORAR todo o assunto para se dar bem e esquecer depois de alguns dias e como diz na musica de Gabriel o Pensador: “Manhê! Tirei um dez na prova. Me dei bem tirei um cem e eu quero ver quem me reprova. Decorei toda lição.Não errei nenhuma questão.Não aprendi nada de bom.Mas tirei dez (boa filhão!). É necessário acordarmos e buscarmos uma Aprendizagem melhor, onde todos saiam ganhando.
• O que é “Ensinar”?
Ensinar vai além de ir à frente e falar, falar, falar. Ensinar é uma troca de conhecimentos, você ir a frente querendo aprender também, não achando que apenas está ali para passar o conteúdo e como pedras seus alunos receberão, é necessário quebrarmos tabus como aqueles que os professores são os donos da verdade, que apenas eles sabem, que não existe interação na sala de aula a troca de saber de conhecimento. Cuspir os conteúdos como um vulcão cospe sua lavar, só vai causar grandes desastres como a larva do vulcão causa, levarão aos alunos a não sentirem prazer de estarem ali, e com isso não surtirá efeito nenhum. Ensinar é se doar , e para haver ensino é necessário uma troca é necessário mais de uma pessoa, com isso é NECESSÁRIO também pessoas dispostas para desenvolver essa atividade
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAssisti os filmes SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS, E ESCRITORES DA LIBERDADE e diante dos mesmos conclui que Ensinar vai muito além de um educador, (ditador) que passa 5(ou mais) aulas falando,sem interação com os seu alunos,ensinar e possibilitar a troca de conhecimento,relação mutua,é o ouvir e o falar,e o fomentar a participação e consequentemente a exploração da criticidade, e a construção de um espaço democrático. Sobre aprender percebe-se que em muitos casos as instituições de ensino estão preocupadas em ensinar, e não em fazer o aluno aprender a pensar, mas o APRENDER, vê que é a capacidade intelectual de criticidade de cada individuo, ato este que possibilita criar, reinventar. Não existe uma formula um cálculo para o ato de aprender. Segundo Rubens Alves “aprendemos o que desejamos aprender. È o desejo que desperta em nós a inteligência”.
ResponderExcluirMúsica que me faz refletir sobre o processo de ensino-aprendizagem(o mundo é uma escola A Vida é Um livro)Marisa Monte